Carro Uno Way da Fiat

É fato que o Fiat Uno é uma das versões do carro compacto de maior sucesso no Brasil. Trata-se de um veículo que sempre agradou por seu design simpático, projeto simples e robusto. 

Uma das versões populares que mais agradou os consumidores e resiste por muitos anos é o Uno Way. O modelo nasceu junto do Mille Fire, em meados de 2006, como uma opção aventureira e leve.

A história

O primeiro Uno Way era denominado Fiat Mille Way Economy, sendo uma das versões mais bem-sucedidas do modelo. Era equipado com o já conhecido motor 1.0 litro, de 66 cavalos no álcool e 65 quando abastecido com gasolina. 

Em 2009, o carro ganhou o sufixo Economy, que queria transmitir ao consumidor a mensagem de que, mesmo com idade elevada, o Mille ainda era o rei da economia.

Os engates curtos do câmbio de 5 velocidades do Mille Way Economy continuaram os mesmos. Na verdade, o carro recebeu poucas atualizações e tecnologias mecânicas, mas a mais importante foi o motor flexível. O consumo era um dos motes de vendas e o seu visual “aventureiro” também chamava a atenção.

Este Uno Way saiu de linha no país após 30 anos servindo bem o seu propósito, principalmente por não aderir às novas regras de incluir AirBags e freios do tipo ABS. Seu sucessor, o Novo Uno, chegou em 2010 baseado na plataforma do Fiat Palio e com estilo de carroceria parecido ao do Fiat Panda vendido na Europa.

Uno de 2010 até hoje

A primeira geração do Fiat Uno até recebeu um novo nome com o passar dos anos e a nova geração baseada na plataforma do Fiat Palio foi se moldando. O novo Uno foi equipado com os freios ABS e AirBags duplos. Na motorização, o modelo utilizava os motores 1.0 e 1.4 litros flexíveis.

Foi apresentado com 5 versões de acabamento: Uno Attractive, Economy, Vivace, Sporting e Way. O novo modelo  do Way tinha motores 1.0 e 1.4 e opção de 2 ou 4 portas, como já acontecia. O destaque ficou por parte dos pára-choques pretos, novas rodas com a inscrição Way e maior altura em relação ao chão.

Vale a pena ter um Fiat Uno Way?

Bom, não dá para negar que o Fiat Uno Way, encontrado na concessionária Fiat São Paulo, é um dos carros mais icônicos do Brasil. Quem nunca viu um “Uninho” passando pela rua, não é mesmo? 

Consiste em uma opção super interessante para as pessoas que querem um veículo econômico, confiável e fácil de manter. Também vale ressaltar o espaço interno adequado e o baixo custo de manutenção.

São características que explicam o fato do modelo permanecer, durante grande parte de sua trajetória, entre os líderes do mercado brasileiro. Para se ter uma ideia, em janeiro de 2022, o carro Uno foi o terceiro modelo mais negociado no país, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).