A Lei do Estágio abrange diversos aspectos sobre o assunto, como os direitos e deveres dos envolvidos. Essa categoria de trabalho, na verdade, deve ser uma extensão do aprendizado e não deve configurar um vínculo empregatício. 

Nesse sentido, saiba quais os benefícios corporativos que o setor de Recursos Humanos pode oferecer para o aspirante.

O que são benefícios corporativos?

Os benefícios corporativos são vantagens e facilidades oferecidas pelas empresas aos colaboradores, visando complementar o salário e ajudar em sua qualidade de vida. Esse tipo de “remuneração” extra concedida aos trabalhadores ajudam bastante na satisfação e, consequentemente, na produtividade deles. 

Normalmente, os serviços espontâneos, como também são chamados os benefícios, são escolhidos estrategicamente pelo RH. Os mais comuns são o vale-transporte e o plano de saúde empresarial.

Quais benefícios podem ser oferecidos à estagiários?

Toda concessão de benefício precisa constar do termo de compromisso do estágio. O seguro contra acidentes pessoais em nome do estagiário, por exemplo, é obrigatório em qualquer contrato Existem estágios remunerados e não remunerados. 

Entre os benefícios que podem ser concedidos, podemos citar:

Por lei, depois de um ano de contrato, o estagiário tem direito a férias remuneradas de 30 dias. Preferencialmente, ela deve ser tirada ao mesmo tempo das férias escolares. Já benefícios como vale-transporte e refeição não precisam ser pagos durante o período de férias, afinal, são devidos somente nos dias efetivamente trabalhados.

Motivos para oferecer serviços espontâneos aos seus estagiários

  • Mantém os estagiários motivados: Colaboradores que não têm incentivos para realizarem seus trabalhos, provavelmente, não vão entregar os melhores resultados. 

Já aqueles que se encontram motivados, com benefícios, tendem a darem o melhor de si. E claro, a ficarem na empresa após o término do estágio;

  • Melhora a saúde desses funcionários: Os benefícios não servem apenas para motivar, mas também para melhorar significativamente a saúde do trabalhador;
  • Auxilia na retenção de talentos: É uma missão árdua captar profissionais de qualidade, proativos e engajados. Porém, oferecendo serviços espontâneos, fica mais fácil;
  • Aumenta a produtividade do time: Você sabe qual a consequência de todos os motivos? A produtividade. Sem dúvida, sua empresa irá produzir mais e melhor.