Você sabe o que é e para que serve um rebite com rosca interna? Bom, para entender mais sobre essa ferramenta, é importante saber o que são os rebites e para que servem de forma geral.

Os rebites são ferramentas para fixação na indústria. Ou seja, essas peças são capazes de unir chapas metálicas e outros materiais com grande resistência e de forma bastante prática. Por isso, são fundamentais para a área de construção e reforma. Mas, que tal descobrir mais sobre o rebite com rosca? Continue lendo e saiba tudo sobre a peça. 

O que é o rebite com rosca interna?

O rebite de rosca interna também é conhecido como porca rebite. Sua forma tubular serve para “substituir” a instalação de uma porca em um local de difícil acesso. Assim como o rebite de repuxo, essa peça é bastante recomendada para ser utilizada quando se tem acesso a um dos lados dos materiais e em chapas finas.

Mas o acesso a superfícies inacessíveis é só apenas uma das vantagens da peça. Na verdade, esse tipo de rebite faz com que a instalação seja muito mais prática, já que exclui a necessidade de soldar a porca. Com isso, usar o rebite também ajuda a economizar tempo, material e mão-de-obra.

Como instalar a peça

Para aplicar a peça, basta utilizar uma rebitadeira pneumática ou manual. No entanto, a primeira é a mais recomendada para trabalhos de larga escala. Com esses materiais em mãos, basta fazer um furo no local onde as chapas serão unidas.

Feito isso, insere-se o mandril do rebite no orifício e a rebitadeira puxará a peça. Dessa forma, o corpo do rebite será puxado em sentido contrário, fazendo com que se expanda e trave a peça ao material. Dessa forma, as duas chapas estarão unidas de forma permanente, a não ser que o rebite deva ser retirado por algum motivo.

Aplicações do rebite com rosca

Ainda assim, é importante ressaltar em que áreas o rebite com rosca interna é utilizado. Veja a lista abaixo:

  • Fixação em tubos;
  • Extrusões;
  • Peças em caixas;
  • Fixação industrial automotiva;
  • Elementos de tecnologia médica.

Outros tipos de rebite úteis para a indústria

Ainda assim, existem outros tipos de rebite que podem ser utilizados em diferentes áreas da indústria, complementando o rebite porca. Cada um também possui uma utilidade específica para se adequar às necessidades da indústria. Veja alguns tipos a seguir:

  • Rebites estruturais e semi-estruturais: possuem alta resistência, ótimos para suportar grandes cargas;
  • Rebite hermético: possui alta vedação, evitando infiltrações ou vazamentos;
  • Rebite Multigrip: pode fixar várias espessuras com apenas um único rebite.