Existem diversos equipamentos de sinalização no mercado, sendo que cada um deles serve para uma finalidade distinta e específica. Embora as pessoas remetam o termo ‘‘equipamentos de sinalização’’ ao cone de sinalização, é muito importante que você saiba que a palavra vai além disso.
Neste artigo, você vai entender quais são os equipamentos de sinalização, onde e como usá-los. Continue a leitura e confira:
Cone de sinalização
Bastante visto nos trânsitos, o cone de sinalização é usado para diversas finalidades. Utilizado com o intuito de orientar, proibir, informar e/ou delimitar uma área, o equipamento pode ser visto em escadas, portas, saídas de emergência, obras e eventos.
Tal objeto pode ser encontrado em cores diferentes, sendo que cada uma delas tem seu significado. Ou seja, para entender o que o cone está tentando sinalizar, é muito importante que você se atente ao local que o equipamento está e qual é a sua cor. Por ser um equipamento bastante utilizado, muitas pessoas tendem a investir no aluguel de cone de sinalização.
Placas de sinalização
É comum perceber a presença de placas de sinalização no trânsito, mas elas também podem ser vistas em aeroportos, portas, restaurantes e em viagens. Em geral, elas são usadas com o intuito de orientar as pessoas, indicar sinais, alertar algo e informar coisas importantes.
Um exemplo de placa de sinalização são as famosas placas nas portas dos banheiros dos estabelecimentos. Elas nos informam qual é o banheiro masculino e qual é o banheiro feminino. Em contrapartida, é possível notá-las em rodovias, informando quantos quilômetros faltam para chegar em uma determinada área.
Grades de isolamento
A grade de isolamento, além de ser usada sobretudo com a finalidade de isolar um determinado ambiente, também serve para orientar, sinalizar e informar as pessoas. Quando usada em shows, por exemplo, ela passa a informação de que uma área está demarcada e restrita, ou seja, não se pode ultrapassar a marca delimitada.
Fora os shows, a grade de isolamento pode ser usada em cerimônias e eventos. Como o equipamento é ótimo para separar ambientes, manter a organização de um determinado lugar é muito comum que as pessoas usem-o como um organizador de fila.
Quais são os tipos de sinalização?
Existem diferentes tipos de equipamentos de sinalização. Se for para falar sobre cada um, o texto não termina hoje. Para você entender como isso funciona, nada mais justo do que entender quais são os tipos de sinalização, assim, fica mais fácil associar os equipamentos à sua finalidade. Veja:
- Sinalização de emergência;
- Sinalização de risco;
- Sinalização de alerta;
- Sinalização obrigatória;
- Sinalização para conscientização;
- Sinalização de proibição.