O Brasil é conhecido internacionalmente por seu churrasco, que costuma ser farto e bem variado, com carnes, peixes e aves. A tradição veio do sul do país, porém, as técnicas gaúchas se espalharam pelo resto do país. Não à toa, aparecemos em terceiro lugar entre os países que mais consomem carne, segundo um estudo da plataforma CupomValido.
No entanto, para fazer um churrasco de sucesso, é preciso seguir certas dicas. Acompanhe a leitura e confira!
Planeje o evento
É fundamental confirmar quantas pessoas irão ao evento, pois, a quantidade de comida e bebida depende desse número. As bebidas ainda precisam dialogar com os costumes dos convidados. Os acompanhamentos, por sua vez, merecem atenção e, por isso, deve-se planejar o cardápio com antecedência, para comprar os produtos.
O espaço que receberá o churrasco precisa estar adequado para esse tipo de celebração.
Opções de acompanhamentos
Bom, o carboidrato nunca pode faltar em um churrasco. É por isso que diferentes cortes de carne bovina sempre são servidos acompanhados de farinha, farofa, pães, arroz e batatas. A última, especificamente, é considerada o complemento perfeito para a carne. Você pode assar batatas na grelha, embrulhadas em papel alumínio, por cerca de 30 minutos.
A salada de folhas também é um belo. Melhor ainda quando são folhas escuras com sabor picante, como a rúcula e o agrião.
Explore temperos diferentes
O sal grosso é o principal tempero utilizado dos churrascos brasileiros. Entretanto, dá para explorar outros, ousando no preparo das deliciosas carnes. É comum, por exemplo, combinar o sal com tomilho, azeite de oliva ou manteiga na fraldinha. Assim, ela fica bem macia e saborosa.
O sal grosso junto de ervas secas também é interessante. Recomendamos sal de aipo, alho e ervas para “atiçar” o gosto da peça. Lembre-se sempre de colocar o sal primeiro, esperar para ele ser absorvido e então adicionar os demais ingredientes.
Molhos para as carnes
Em um churrasco, você pode servir carnes bovinas e carne de aves acompanhadas de bons molhos. Um clássico é o vinagrete, que dá um toque picante. Outras alternativas são: molho de queijo, molho russo e patê de alho.
Carnes que não podem faltar
Vamos combinar: um “churras” de respeito conta com as carnes certas. Portanto, não deixe faltar em sua lista de compras pelo menos um dos seguintes tipos:
- Picanha;
- Maminha;
- Fraldinha;
- Frango;
- Miolo de alcatra;
- Contrafilé;
- Costela de boi;
- Linguiça temperada.
Grelhe frutas e vegetais
Para finalizar a missão, que tal grelhar frutas e vegetais? Pode ser uma boa ideia para agradar todos os convidados e variar o cardápio. Frutas como abacaxi, manga e carambola combinam bastante e ainda são possíveis de serem servidas como sobremesa. Dos legumes, berinjela, abobrinha e pimentão vão bem.