Discutida com frequência atualmente, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) tem como finalidade regulamentar o acesso a dados de brasileiros e estrangeiros que moram no país, com a finalidade de suspender o acesso e uso indevido de seus dados pessoais.

Para melhor explicar as garantias previstas pela lei, listamos algumas de suas principais características, de modo a informar e ajudar-te a entender melhor do que a lei nos protege, confira a seguir.

Proteção de dados? Quais?

Os dados aos quais a lei se refere são literalmente nossos documentos e informações sociais.

Anterior a LGPD, empresas privadas podiam comprar nossos dados em plataformas e sites irregulares, o que além de nos expor, é uma prática ilegal e perigosa, tendo em vista que nosso rendimento, número de documentos e outras informações pessoais poderiam cair em mãos erradas.

Ao identificar práticas como essa, por se tratar de algo ilegal, é totalmente indicado que você faça uma denúncia e busque por um escritório de advocacia LGPD. Com profissionais corretos, além de te defender, a tendência é que a empresa seja devidamente punida pela má prática.

Do que estou livre com a LGPD?

A lei protege seus dados de ser expostos ou vendidos, o que evita que empresas de crédito façam simulações indesejadas, empresas usem seus dados para pesquisas ou oferta de serviços, instituições financeiras usem indevidamente seu CPF, entre outros riscos aos quais estivemos expostos antes da lei vigorar.

Como agir em caso de vazamento dos meus dados?

A melhor forma de se proteger caso seus dados estejam expostos, é agendando uma consultoria LGPD com especialistas em um escritório de advocacia

Além de ser devidamente instruída, na consulta com o advogado especialista em LGDP, você conhecerá quais medidas legais cabíveis na situação, saberá como evitar ser exposto novamente, entre outras garantias positivas em relação a sua proteção.

Conte com profissionais que entendam do assunto

Ao escolher um escritório de advocacia em SP, ou em sua cidade local, nunca deixe de procurar por profissionais que entendam do assunto, garantindo assim uma consulta mais assertiva e a resolução do seu problema.

Antes de visitá-los, é válida uma organização de dados que possam comprovar que seus dados foram expostos, ou ao menos de fatos que te levaram a ter essa dúvida.

Como visto, a LGPD é importantíssima e seu não cumprimento deve ser devidamente punido. Esperamos ter tirado suas dúvidas sobre o assunto e frisamos, em caso de desconfiança, consulte sempre um advogado especializado no assunto. Sua segurança agradece.