Desde que o desmatamento na Amazônia e os impactos ambientais ganharam forças e visibilidade, algumas pessoas, principalmente profissionais arquitetos e engenheiros, passaram a conscientizar a população sobre os projetos sustentáveis.

É muito comum ouvir sobre os projetos de sustentabilidade no Rio de Janeiro e em São Paulo devido à autonomia e à fama que as duas cidades possuem, entretanto, esse assunto está tomando proporções gigantescas e até mesmo pessoas que nem se interessavam sobre o assunto, passaram a adotar tais medidas.

Mas o que é um projeto sustentável? Qual a sua importância? Neste post, você vai aprender e entender mais sobre o assunto. Continue a leitura e confira!

Importância de projetos sustentáveis

Independente se você é um profissional da Arquitetura ou da Engenharia, nunca foi tão importante falar sobre os projetos sustentáveis como está sendo agora. Diante de tantos impactos que a natureza vem sofrendo, os projetos sustentáveis são de grande relevância e muita importância.

E isso não se trata somente da preservação do meio ambiente, mas também da preservação humana. O ramo da construção, por exemplo, é um dos ramos que mais geram impactos ambientais no país devido aos entulhos e resíduos descartados incorretamente. 

O cuidado e a preservação do meio ambiente é uma ação que favorece a todos, diminui os impactos ambientais e contribui para uma qualidade de vida muito melhor. 

O que é um projeto sustentável, afinal?

Projetos sustentáveis (ou desenvolvimento sustentável, como preferir) são ações criadas visando diminuir o impacto ambiental em um determinado lugar. Além de ações menos prejudiciais, o projeto é responsável por implementar soluções na sociedade e acabar com os impactos da natureza.

Por ser um assunto que afeta diretamente profissionais conectados às áreas de construções, profissionais arquitetos e engenheiros estão cada vez mais desenvolvendo o projeto sustentável, criando formas para diminuir o impacto e fazendo bom uso dos recursos disponíveis, como a tecnologia e o meio ambiente. 

É possível, por exemplo, implementar o projeto sustentável com recursos da natureza, como a luz solar. Hoje em dia, é bem comum ver a sustentabilidade presente em escolas, espaços públicos e projetos de sustentabilidade em São Paulo, já que os responsáveis pelo governo estão investindo em programas que visam estimular o cuidado e a conscientização sobre o assunto.

Exemplos de projetos sustentáveis no Brasil

Já que citamos os projetos de sustentabilidade em São Paulo, nada mais justo que falar sobre os exemplos de projetos sustentáveis no Brasil. Bonito por natureza, o país conta com mais de 10 projetos de sustentabilidade. Conheça alguns deles: 

  • Eco Recicla: o objetivo principal do programa é valorizar a atividade do Catador de Materiais Recicláveis e orientar a coleta seletiva;
  • Reciclar: Menos lixo, Mais Segurança Alimentar: faz coleta seletiva de materiais sólidos, faz o descarte correto e transforma os resíduos em mudas frutíferas, pintinhos ou sementes de hortaliças. 
  • Água, Semente da Vida: investe no tratamento e reutilização da água em quintais agroecológicos de famílias agricultoras. 

Manter o cuidado com o ambiente é a única forma de garantir saúde e bem-estar para todos.