Entenda tudo sobre o beneflex, recurso no qual os colaboradores de uma empresa escolhem seus próprios benefícios corporativos, como plano de saúde empresarial.

É fato que uma empresa que oferece aos funcionários bons benefícios gera a atração, retenção e motivação de talentos. Principalmente, quando falamos de vale-refeição e plano de saúde empresarial. Além do pacote tradicional, que inclui esses citados e também aqueles que são obrigatórios pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), é possível investir no beneflex.

O beneflex é um formato que permite que os próprios colaboradores escolham quais serão seus benefícios, quais fazem mais sentido para a vida deles. Acompanhe a leitura e entenda!

Entenda o que é beneflex

Beneflex, ou benefícios flexíveis, é quando a empresa permite aos funcionários  personalizar o pacote de benefícios conforme sua preferência. Desse modo, dentro de um “cardápio” de opções que a companhia mostra, cada colaborador fica à vontade para escolher as alternativas, claro, seguindo  que faz mais sentido para o seu estilo de vida.

Uma pessoa que gosta de ir a shows, teatros e cinemas, por exemplo, pode selecionar o vale-cultura. Já para aqueles que não têm o costume de sair e têm maior preocupação com a saúde, o plano de saúde para empresas é indispensável.

Entretanto, é preciso que o pacote de benefícios, mesmo que composto por itens diferentes, tenha valores equivalentes para funcionários de uma mesma função.

As vantagens da contratação de benefícios flexíveis

Os benefícios flexíveis, sem dúvidas, melhoram a qualidade de vida dos colaboradores, que até se sentem valorizados pela organização. Entre as vantagens que o recurso proporciona, podemos citar:

Atração e retenção de talentos

Favorece o employer branding e o employee experience da empresa. Sendo assim, é mais fácil atrair os melhores candidatos e fazer com que eles tenham vontade de ingressar, bem como construir uma carreira na companhia. Atualmente, um dos benefícios corporativos mais requisitados é o plano de saúde empresarial.

Melhora no clima organizacional

Aumentar a valorização, confiança e bem-estar de toda a equipe, contribuindo para um ambiente corporativo mais saudável. 

Mais engajamento

Funcionários satisfeitos são mais engajados e produtivos. Ademais, vários benefícios flexíveis são capazes de colaborar com a saúde física, financeira e mental, reduzindo a taxa de absenteísmo. É o caso dos planos de saúde empresariais, como o convênio médico PME, destinado às pequenas e médias empresas.

A lei diz o que sobre o beneflex?

A legislação trabalhista não trata exclusivamente sobre benefícios flexíveis, mas isso não torna a prática é ilegal. Veja o que diz a CLT:

Art. 468 – Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.

Para garantir que nenhuma prerrogativa seja infringida, tenha o apoio do setor jurídico da empresa e, se possível, de uma corretora de saúde que entenda do assunto.