Como e quando dar entrada no Inventário

Após o falecimento de um familiar, entre as questões burocráticas envolvidas, não podemos deixar de citar a importância de entrar com o pedido de inventário.

Essencial para realização da partilha de bens correta e legal, o processo de pedido do inventário pode ser realizado de duas formas, porém ambas exigem a instituição de um advogado para inventário, tornando assim a mais segura, rápida e viável para todos os herdeiros.

Para melhor compreensão do tema, listamos informações sobre quais as formas de solicitar seu inventário, a importância de contar com um escritório de advocacia especializado para facilitar o processo.

O inventário extrajudicial

Mais simples do que o inventário judicial, o inventário extrajudicial pode ser feito diretamente no cartório, porém com auxílio de um advogado especializado.

Recomendado para famílias que concordam com a partilha de bens, o processo tende a ser mais rápido e menos burocrático. 

Nele, o advogado recolherá todos documentos para inventário, acompanhará os interessados e prestará assistência em relação ao que for necessário.

Inventário judicial

Indicado para casos mais complicados, o processo de inventário judicial é totalmente realizado com apoio do setor judiciário, auxiliando até nas situações mais delicadas ou quando não há concordância entre as partes.

Para estes, o interessado deve buscar por escritório de advocacia em SP, ou em sua cidade, apresentar os documentos solicitados, estar atento quanto às exigências do juiz responsável e então aguardar pelo processo da partilha.

Apesar de mais longo, esse formato é o mais comum e recomendado. Uma vez formalizado, cada herdeiro arcará com suas responsabilidades e terá legalmente seu percentual ou bem determinado. 

Tal determinação lhe dará liberdade para resolver o que fazer com o valor ou bem estipulado, visto que, pela lei, agora aquele item está legalmente em seu poder.

Lembre-se: a contratação de um advogado de inventário é indispensável

Como citado, apesar de termos duas formas de solicitar o inventário, é indispensável que um advogado de inventário acompanhe todo processo, independente do formato escolhido.

Além de maior segurança, todos os interessados poderão contar com a organização e profissionalismo garantidos por profissionais sérios e cujo compromisso é defender os interesses de seus clientes.

Para saber mais sobre o assunto, conforme recomendamos, esteja em contato com advogados especializados de confiança, e caso necessário, conte com eles para auxiliar nesse processo que apesar de trabalhoso, é totalmente possível e pode ser melhor resolvido com a ajuda certa. 

Conte sempre com profissionais disponíveis para te auxiliar!