veja como solicitar um inventario

Apesar de marcar um momento difícil, o inventário é de extrema importância para a família de quem partiu, considerando que não só a proteção de seus bens, mas sua integridade serão garantidos graças ao processo.

Para saber mais sobre como dar entrada no processo de inventário, listamos abaixo algumas das opções, suas principais características, informações e quais os documentos para inventário, confira.

Formatos possíveis

Como é sabido, existem dois formatos possíveis para realizar o pedido do inventário, sendo eles extrajudicial ou judicial.

Inventário extrajudicial

Por ser mais simples, o extrajudicial trata-se de um procedimento no qual todo o trâmite é resolvido através de um documento normalmente regularizado em cartório ou tabelionatos.

Recomendado para casos no qual existe apenas um herdeiro, ou que todos envolvidos estejam em acordo, neste, o advogado para inventário também se faz necessário, porém atuará no auxílio da reunião dos documentos, eventuais trâmites relacionados a divisão dos bens e sanando quaisquer questões que venha a surgir.

Inventário judicial

Nesta versão, por ser mais trabalhosa e detalhada, o interessado deverá contratar um advogado de inventário, reunir documentos necessários (todos os documentos dos inventariantes, do falecido, comprovantes de vínculo e afins) para então iniciar o processo.

Durante seu desenvolvimento, o advogado representante do escritório de advocacia contratado apresentará todos os documentos solicitados, representará os interesses dos inventariantes, bem como os representará em eventuais audiências sobre o processo.

Ao final, os bens do inventariante serão devidamente e legalmente divididos, de forma justa conforme previsto na lei.

Conte sempre com um advogado!

Independente do formato, fica evidente que para melhor organização e execução do processo, um profissional especializado se faz necessário. Não só para facilitar o processo, mas também para torná-lo mais seguro.

Dito isso, reiteramos que maiores dúvidas sobre quanto custa para fazer um inventário, a documentação exata e demais detalhes devem ser sanadas diretamente em um escritório de advocacia em São Paulo ou em sua cidade, desde que sejam profissionais de confiança.

Esperamos que nosso artigo tenha te ajudado a tirar suas principais dúvidas sobre o assunto; seus bens e de seu ente queridos devem ser bem cuidados, cuide deles com respeito e de forma segura.