Tipos de ventilação em minas subterrâneas

O processo de ventilação em minas subterrâneas é essencial para trazer segurança e estabilidade aos trabalhadores da mina e ao processo de mineração em si.

Esse processo é responsável por realizar inúmeros processos como: a diminuição da temperatura do local, a retirada do acúmulo de pó, além da extração de gases contaminados, similar ao que ocorre em túneis subterrâneos. Com isso, o ambiente na mina se torna mais confortável e menos perigoso.

Dito isso, veja a seguir mais sobre o sistema de ventilação e quais são os principais tipos.

Tipos de ventilação

Fora a ventilação que ocorre por procedimentos naturais, existem dois tipos bastante utilizados em minas subterrâneas

Circuito Principal

O objetivo desse tipo de ventilação é levar uma boa quantidade de ar até o local onde os operários trabalham. Ele é composto por galerias, são responsáveis pela entrada de ar e retorno de impurezas, fora outros elementos reguladores como tapumes e paredes. Além disso, os ventiladores desse circuito sempre são direcionados a forçar o ar dentro dele.

Circuito secundário

Já esse tipo de ventilação é responsável por auxiliar na respiração dos trabalhadores reduzindo a quantidade de gases tóxicos quando expirados em demasiado. O circuito secundário é composto por dutos, ventiladores e exaustores que transportam o ar por todos os painéis que passam à frente dos locais de  trabalho.

Tipos de Ventiladores

Outro ponto a se destacar é que existem dois tipos de ventiladores utilizados no processo de ventilação de minas. São eles os ventiladores axiais e os ventiladores centrífugos.

Ventiladores Centrífugos

Esses tipos de ventiladores são uma espécie de bomba de ar e possuem 3 modelos:

  • Centrífugo com as pás para trás: são eficientes e conseguem limitar sua potência, além de serem bem silenciosos;
  • Centrífugo com as pás para frente: são os modelos mais eficientes e possuem uma boa capacidade de exaustão;
  • Centrífugo com as pás radiais: usados para operações mais duras e são bem vigorosos.

Ventiladores Axiais

Um ventilador axial é outra opção para se investir na mineração, eles são chamados de axiais porque o fluxo de ar segue a trajetória do eixo do ventilador. Bastante utilizados em sistemas com baixa “perda de carga”, possuem até 9 pás e podem ser feitos de metal, plástico ou até mesmo de uma combinação de ambos.

Onde é possível comprar ventiladores para mineração?

Caso você queira fazer bons negócios com ventiladores para mineração, procure uma empresa que seja especializada no assunto e que ofereça melhores produtos e serviços. Afinal, assim você poderá contar com profissionais no assunto e aprender um pouco mais do processo.