Conheça mais sobre os princípios de uma cooperativa

Os princípios cooperativistas são, basicamente, linhas orientadoras e fazem com que uma cooperativa leve à prática os seus valores. Em sua simbologia, são associados às cores do arco-íris, uma espécie de emblema universal do sistema. Agora, entenda a fundo o que significa cada um deles!

Adesão livre e voluntária

As cooperativas são organizações voluntárias e abertas para todos que estiverem aptos a utilizar seus serviços e assumir responsabilidade como membro. Não há discriminação de gênero, social, política, racial e religiosa. O acesso é livre a quem queira cooperar e ninguém pode ser compelido a ingressar ou a permanecer na sociedade.

Gestão democrática

A sociedade, quanto à sua governança, deve ser guiada pelos ideais da democracia, que pressupõe a atuação responsável de todo membro. Votar e ser votado, conforme as condições estatutárias, constituem direitos e, consequentemente, deveres basilares de um associado. 

Talvez, seja a melhor definição para a pergunta “o que significa cooperativismo?”. Participar da vida da cooperativa é, sem dúvidas, uma condição inarredável para o seu sucesso.

Participação econômica

A cooperativa se desenvolve com a formação e incremento de sua estrutura patrimonial, apoiada no capital social e reservas. Sendo assim, é dever do cooperado, como contrapartida aos benefícios operacionais e associativos que colherá, contribuir para o patrimônio de sua associação.

Autonomia e independência

É este princípio que determina que cooperativas são organizações autônomas, de ajuda mútua e controladas pelos seus membros. A ideia é que as sociedades podem firmar acordos com outras organizações, como instituições públicas, e utilizarem capital externo. Entretanto, é um processo que deve ser feito em condições que garantam o controle democrático pelos membros, mantendo a autonomia da cooperativa.

Educação, formação e informação

As associações promovem a educação e a formação dos cooperados, representantes eleitos e trabalhadores. O intuito é que eles possam contribuir para o desenvolvimento do negócio. É mais uma das vantagens de cooperativa, seja cooperativa de trabalho, cooperativa de serviço ou de qualquer outro ramo.

Intercooperação

Intercooperação é a cooperação entre cooperativas, visando o fortalecimento do movimento como um todo. Isso pode acontecer através das estruturas locais, regionais, nacionais, internacionais e por aí vai. 

Interesse pela comunidade

As cooperativas trabalham, também, para o desenvolvimento sustentável das comunidades onde estão localizadas. As ações são estabelecidas através de políticas aprovadas pelos membros. Normalmente, são feitos investimentos em projetos que sejam economicamente viáveis, levando em consideração a questão social e ambiental.