Como ter qualidade no corte a plasma

Quem possui a profissão de soldador, sabe o quão importante é conhecer todas as características dos processos de solda e corte. Porém, para quem tem curiosidade nesse assunto mesmo não atuando na área, pode seguir lendo este artigo para tirar as suas possíveis dúvidas.  

O corte a plasma precisa de qualidade e ser feito corretamente para trazer um bom resultado de solda para o material metálico que está sendo utilizado, isso porque, saber otimizar esse corte é fundamental para alcançar os objetivos de um trabalho seguro e bem feito. 

Com isso, separamos no artigo a seguir, alguns passos fundamentais para garantir mais qualidade no corte a plasma e saber manusear o cortador de plasma da maneira correta. Confira:

Utilize consumíveis de qualidade

É muito importante que seu cortador de plasma possua consumíveis de altíssimo nível para que a tocha plasma saia perfeitamente e faça um corte preciso e seguro nos materiais. Lembre-se que, se em algum momento o desgaste desses consumíveis ficam perceptíveis, está na hora de trocá-los. 

Geralmente, quando um consumível possui maior duração, o mesmo terá um maior e melhor desempenho na hora do corte do plasma. Sendo assim, caso tenha qualquer tipo de dúvida quanto à qualidade do corte, troque o consumível. 

Montagem da tocha corretamente

Como na maioria dos processos de soldagem que necessitam de tocha, a tocha plasma também precisa ser montada corretamente para que a máquina de corte a plasma funcione corretamente, fazendo um trabalho impecável e seguro para o soldador. 

Existem 3 coisas a se atentar para que o corte saia corretamente e a tocha esteja no lugar certo:

  • Use somente o necessário de lubrificante;
  • Não force a capa de proteção;
  • Se certifique sobre o alinhamento da tocha. 

Faça a escolha correta da amperagem

Para que o corte a plasma tenha qualidade e seja feito corretamente, sem nenhum imprevisto, a escolha da amperagem correta é imprescindível. Dessa forma, ao cortar alguns tipos de materiais mais espessos, o correto é ajustar a amperagem para a saída total e, a partir disso, você vai regular a velocidade e deslocamento durante o corte. 

Assim, você terá um bom corte com a segurança de trabalhar com um item que tem antirrespingo de solda, como uma maior segurança para quem vai manusear a máquina. 

Distância correta do corte

Para que o corte a plasma tenha cada vez mais qualidade, tenha cuidado quanto a distância correta do corte, que faz total diferença. Além disso, aproveite isso e ajuste a velocidade para melhorar a qualidade desse corte.

Essa velocidade precisa ser sempre regulada, para não ficar muito baixa a ponto de ter uma escória baixa e nem muito alta a ponto de sofrer alguns respingos na parte superior.